"Como faço para emagrecer sem usar Mounjaro e Ozempic?"
- Thamires Thomas
- 15 de nov.
- 2 min de leitura

Se você já procurou diversas formas de emagrecer e chegou a considerar o uso de injetáveis como o Ozempic e Mounjaro, porém sabe que não são economicamente viaveis de fazer o uso desses medicamentos e ainda assim procura uma solução para perder peso, esse post é para você.
Primeiro - A pressa é inimiga da perfeição. Vamos refletir, se você vem ganhando peso ao longo dos anos, não será do dia para a noite que vai conseguir transformar os hábitos que te levaram a ganhar peso em hábitos que te ajudam a manter o peso depois de parar com os medicamentos. O processo pode ser longo, mas para ser sustentável é necessário que seja lento e tranquilo de manter.
Segundo é fazer uma avaliação sincera de como estão seus hábitos: você costuma beber pelo menos 2 litros de água por dia? Você costuma consumir frutas e vegetais diariamente? A sua alimentação é variada ou é sempre a mesma coisa? Como é a relação entre consumo de carboidratos simples como pães, massas, biscoitos, bolos etc e o consumo de alimentos protéicos como carnes, ovos, iogurtes, queijos brancos etc. Se você consome mais carboidratos e poucas proteínas, talvez o consumo desses esteja desequilibrado. Como é o seu consumo de fibras? Como está o seu sono e seu nivel de estresse durante o dia? Você tem o hábito de beliscar durante o dia?
A pratica de atividade fisica regular tambem ajuda a queimar calorias, construir musculos e melhorar o condicionamento fisico, mesmo com o uso de injetáveis como o Mounjaro e Ozempic, ainda sim se faz necessário a pratica de treinamento de força para que não haja reganho de peso. Ou seja, com ou sem medicação, atividade física regular tem que estar em dia.

E por último, mas não menos importante: controlar o comer emocional. Algo que muitas vezes é ignorado, mas é um forte contribuinte para o ganho excessivo de peso. Encontrar formas de lidar com comer emocional, fazer psicoterapia e achar mecanismos de coping com emoções como frustração, estresse, ansiedade. Com ou sem rémedios injetáveis, saber lidar com as emoções vai evitar o reganho de peso a longo prazo.
Depois dessa avaliação sobre seus hábitos, procure quebrar grandes objetivos em pequenas ações: incluir uma ou duas frutas no dia ao invés de tentar mudar toda a alimentação de uma vez, sair para fazer uma caminhada leve todos os dias ao invés de tentar malhar por 2h todos os dias, reduzir o numero de vezes que você pede comida ou sai para jantar fora. Seja realista nas suas metas e vá aumentando a dificuldade conforme for conseguindo fazer aquilo que se propôs.
E se precisar de ajuda, procure um bom profissional nutricionista para te ajudar com as suas metas e plano alimentar.
Disclaimer: Esse é um artigo de opinião e não substitui ou constitui uma consulta com um profissional nutricionista ou médico.






Comentários